sábado, 7 de maio de 2011

Com que moral?



Hoje foi inaugurada uma obra esperada por muitos moradores do Pontal da Cruz; interesses diversos e expectativas múltiplas, o que importava para o bairro seria mais uma opção para suprimento de suas necessidades alimentares no dia a dia.
.
Com o peculiar desrespeito às leis municipais, estaduais e federais pelo prefeito Ernane, o cidadão Ernane, proprietário do estabelecimento, deu um “nem te ligo para as leis” e produziu mais uma obra irregular em nossa cidade prestando um desserviço a comunidade local e demonstrando ocaso pela cidadania. Depois, se inquirido, falará que desconhece qualquer irregularidade cometida na cidade.

O Decreto Federal 5296/04 é bastante claro quando diz que na ampliação ou reforma de edificações de uso coletivo, e é o caso presente, da necessidade de acesso ao seu interior livre de barreiras e obstáculos que impeçam ou dificultem a sua acessibilidade e que os desníveis interno/externo serão transpostos por meio de rampas e com rígida obediência a NBR 9050/04; há ainda alusão à concessão de concessão de alvará de funcionamento ou sua renovação para qualquer atividade, que desrespeite as regras de acessibilidade previstas no Decreto e normas técnicas da ABNT.

Nossa legislação municipal, pertinente ao assunto, Decretos 3575/06 e 3576/06 deveria ser obedecida e também não foi; o órgão responsável pela emissão do alvará de funcionamento deveria analisar o projeto de acessibilidade e se o fez não poderia aprova-lo. Mas acredito não ter existido qualquer projeto de execução ou acessibilidade visto a responsabilidade desta construção estar sob tutela do irmão do secretário de Habitação e Planejamento e responsável pelas “obras espetaculosas” da EM de  Boraceia, EM de Cambury e EM Edileuza Brasil Soares Souza, repassadas de forma irregular, por meio milhão, para a despreparada empresa Neusa Maria dos Anjos Construção Civil – ME, muito mal feitas, mas muito mal feitas mesmo sob vista grossa e complacente da secretária da Educação e secretário de Obras.

A calçada pública não poderia ter inclinação superior a 3% em seu sentido transversal e tem neste local 16,9%; o acesso ao interior do mercado KAT PAG MINIPREÇO, sob os parâmetros da NBR 9050 teria no máximo 8,33%. Sob o acobertamento de nossas autoridades e técnicos responsáveis por estas análises, a inclinação de acesso atinge o percentual absurdo de 15,80%.

Mas nem tudo é má vontade ou falta de cidadania; foram previstas vagas reservadas para o portador de mobilidade reduzida e para o idoso. Não importa se quando o cadeirante ou idoso descer de seu veículo, com a dificuldade inerente de sua deficiência e idade sejam arremessados para o meio da Rua Bela Vista, visto suas vagas estarem sobre uma inclinação de 9,2%. Seria simples evitarem-se tais bobagens, bastaria contratar um técnico habilitado, produzir um projeto e emitir uma ART (tudo isso obrigado por lei). Troca de favores normalmente produzem situações como estas, imperando a incompetência e desobediência às leis.
.
O prefeito Ernane já se posicionou sobre o atendimento da lei de acessibilidade e sua complacência em deixar de atendê-la é ilegal e desnecessária; a correção destas irregularidades deverá ser solicitada pela ADEF São Sebastião e Ministério Público urgentemente.

Já a na esfera municipal sobre a existência ou não e concessão do Alvará de Funcionamento deveria ter investigação via prefeitura, mas sendo o próprio prefeito o infrator fica complicada a sindicância e então questiono:  com que moral será cobrado o atendimento às leis de acessibilidade pelos demais comerciantes e com que respaldo ético? Como não será respondido por ninguem, respondo eu mesmo: com nenhum.

O exemplo deveria vir de cima, mas como em todo país e não diferentemente em nossa cidade não acontece façamos então cobranças de baixo para cima. Cobremos o compromisso da posse do prefeito Ernane, em cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal, a Estadual, da Lei Orgânica do Município, e de observar a legislação em geral. Exijamos simplesmente isso.

6 comentários:

  1. A falta de cumprimento das leis e a vista grossa do MP é a nossa ruina. Se houvesse punição, não haveria incentivo. O prefeito tem se mostrado bastante conivente com as irregularidades denunciadas e não toma qualquer atitude. Esta obra demonstra a essência do pensamento do Ernane, sua ética e posição sobre as irregularidades.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo01:10:00

    Não existe moral neste governo. Vergonhoso o que se presencia e a corrupção diária. Este cidadão que reformou as escolas é o verdadeiro contratao. A empresa laranja Neusa é só maquiagem para o direcionamento para o Aldo. Interessante darem estas tres obras para o dito cujo e depois reformar o mercadinho do prefeito. Aí tem e é só procurar com um pouco mais de vontade.

    ResponderExcluir
  3. Inconformado07:33:00

    Faça o que eu mando, não faça o que eu faço.
    Ernane Primazzi Bilotte
    Prefeito de São Sebastião
    Gestão 2009/2012

    ResponderExcluir
  4. Anônimo09:16:00

    o antigo cinema vai ser uma casa de show
    pela logica vai ter grande fluxo de pessoas
    pela logica,uma reforma dessa deveria ter todo um
    processo aprovado por engenheiros e prefeitura
    pela logica deveria ter uma placa com numero do
    processo e engenheiro responsavel,mas se o imovel
    é do super secretario e o prefeito é o bonecão
    pela logica nada disso é preciso,é logico

    ResponderExcluir
  5. As leis existem, mas em nossa cidade sem lei e onde amigos podem tudo, acontece isso; por este motivo temos tantas obras irregulares invisíveis para o departamento de fiscalização, para o secretário de Obras e o prefeito. São todos cegos e mais cego é o prefeito que sequer em sua obra teve a decência de fazer a coisa certa. Como disse na postagem, triste exemplo que nos trasmitem.
    Segue artigo do Código de Obras do município para reflexão:
    Lei 45/65
    Artigo 2º - Nenhuma construção, reconstrução, demolição, acréscimo ou reforma poderá ser executada sem a devida responsabilidade profissional de engenheiro ou arquiteto e sem aprovação do projeto e licença de construção concedida pela Prefeitura.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18:30:00

    ontem por volta das 16 horas vi um movimento na camara,curioso como sou fui saber o que acontecia
    um vereador me falou que era para aprovar um projeto do executivo para contratar 183 funcionarios para a saude,uma sessão extraordinaria sem nem um aviso a população
    fui nos bons contatos que tenho e fiquei sabendo
    que quem trabalha na aqua não é garantido o emprego,ja que para aprovar o projeto do bonecão
    os nossos honestissimos vereadores teriam cada um 5 vagas para seus amigos mais un$$$ minguá$
    e todos estavam de acordo,não acreditei afinal temos oposição na zona digo na camara embora munha fonte nunca falhou pensei dessa vez errou
    hoje vejo que foi aprovado por unanimidade
    vereadores faça seu pé de meia porque voces nunca mais

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog(i)licitações exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.