sábado, 11 de junho de 2011

Mais legalidade administrativa sob expectativa

NUNCA MAIS ????
Assumiu nesta semana o novo secretário municipal de Assuntos Jurídicos. O advogado Luiz Fernando Fernandes Figueira toma posse com merecimento. Feliz e honrado pelo convite se prontifica a contribuir com a atual Administração e dar continuidade ao trabalho do secretário anterior.

Honestamente espero que não o faça. Se assim fizer trilhará o mesmo caminho de ilegalidades e de casuísmos que o anterior fez questão de seguir; como secretário de assuntos jurídicos siga os fundamentos da lei, da honestidade e da probidade administrativa.

Que jamais faça um parecer jurídico, como o feito pelo antigo secretário, enaltecendo a ilegalidade de uma contratação como das OSCIP´s  SOLLUS e ACQUA sob argumentos questionáveis, sem licitação e qualquer respeito pela lei.

Ainda que tenha sucumbido a pedido e interesse de seu superior, com parecer do secretário da Saúde justificando a imediata contratação destes golpistas, seu ato foi danoso para o município. O lucro desta insanidade ficou com poucos (os mesmos de sempre), mas o prejuízo deste desvio do dinheiro público foi repassado, assumido e dividido por toda a população sebastianense e sem qualquer explicação ou justificativa até agora. Este cargo exige bom senso e legalidade.

Será de bom tom que quando servidor público de comprovada incompetência, como é o caso do atual secretário de Obras, vier a si, solicitando um parecer jurídico promovendo a ilegalidade das construções com três pavimentos não ceda aos interesses escusos dele e de seus “clientes“ em total desrespeito às nossas leis edilícias e o negue sem qualquer constrangimento. O antigo não o fez e o resultado está visível de costa a costa com lançamentos e construções de inúmeros empreendimentos ilegais.

Servidores públicos de confiança são pressionados ao ilegal e são forçados ao "engolir sapos” com certa constância, mas não ceda, siga a trilha da legalidade, da ética e do respeito pela população. É a ela que deverá ter o maior respeito.

O blog (I)licitações surgiu com o intuito de informar e combater as irregularidades e ilegalidades administrativas relativas às nossas licitações; combatemos juntos este mal em passado recente e tem se repetido nesta gestão com uma regularidade impressionante e impensável na época. Tais absurdos passarão por sua Secretaria e mãos e facilmente coibidos se a lei for interpretada corretamente. Esta é a minha expectativa sobre a Secretaria sob seu comando.
Atente para o fato de sermos dotados do poder de, em determinadas circunstâncias, agir sem motivos ou finalidades diferentes da própria ação, ou seja, temos a possibilidade de exercer um poder sem outro motivo que não a existência desse poder. É o “livre-arbítrio” e devemos praticá-lo.
Pratique-o sempre e boa sorte em seu novo caminho sob estrita obediência às leis e ética profissional. Espero.

2 comentários:

  1. Como o bloguista espeo que tenha mais legalidade a secretaria de assuntos jurídicos com o comando do novo secretário. Mas não podemos esquecer que já houve algumas denúncias sobre as atitudes do sr Figueira e relatadas aqui mesmo em relação as desapropriações milionárias da costa sul. Quanto ao que se foi já vai tarde e perdeu a chance de contribuir para um município mais legal e menos corrupto. A sollus, acqua e as obras com tres andares tem seua impressão digital e deve ser responsabilizado por tais atos.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Eduardo11:26:00

    Enquanto tiver um comandante ladrão e incompetente, os subordinados seguirão pelo mesmo caminho. Secretários e diretores pagos por nós, ao invés de defenderem o município defendem a si mesmos. O roubos perpetuadosw em nossa cidade só existem por conivência de cargos de confiança e favore$ trocado$ com os nobres edis. Se honrassem um voto recebido pelo menos não compactuariam com o sollus e a acqua. Qaunto aos tres andares, a cei anda a passos morosos e quem anda por aqui em juquei tropeça nos condomínios e casa de luxo com o pavimento a mais. Só não vem os fiscais e o Rui Vidal que foi mandado para casa. O novo diretor Ivanildo parece sofrer do mesmo mal do antigo, está cego ou sem tempo de sair de sua sala.

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog(i)licitações exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.