domingo, 4 de março de 2012

CICLOFAIXA: descaso com a segurança e dinheiro público


A premissa básica na concepção de uma ciclovia ou ciclofaixa é a de servir ao lazer, esporte e locomoção para o trabalho e ao projetá-las duas questão são prioritárias: o traçado de interesse e a segurança.

A improvisação e alteração de projetos e metas segundo a “chiadeira” do povo sebastianense tem sido uma constante na gestão Ernane. Assim transcorreram os últimos três anos em nosso município.

A nova “adaptação” iniciou-se com o recuperação de vias públicas através do recapeamento asfáltico patrocinado pela Petrobras com a injeção de oito milhões e contrapartida da prefeitura com R$ 1.690.000,00; apesar de contribuir apenas com 17,44% colocou várias placas informando ser o material e mão de obra da prefeitura. Engrandece o feito, chamando o recapeamento de pavimentação. Propaganda enganosa é sintomática nesta gestão.

Após reclamação de ciclistas e população a administração informou que após estudos pela SEGUR seria implantada a primeira ciclofaixa do município  com sinalização, mão e contra-mão, estando de acordo com os padrões existentes.

Ledo engano. A incompetência desta administração é patente  e beira a insanidade. O Manual Brasileiro de Sinalização de Transito (Brasil 2007) determina que a superfície toda da ciclofaixa deve ser vermelha e quando isto não for possível, tanto a marcação da ciclofaixa como a linha de bordo devem ser complementadas, em sua parte interna, com linha contínua vermelha de largura mínima de 0,10m, para proporcionar contraste entre estas marcas viárias e o pavimento da ciclofaixa.

Recomenda ainda que a ciclofaixa de sentido único tenha largura mínima de 1,50m, e que a ciclofaixa de sentido duplo tenha largura de 2,50m e complementada com sinalização vertical de regulamentação R-34 [circulação exclusiva de bicicletas].

Fomos conferir os “padrões existentes” do prefeito Ernane; encontramos faixas duplas inseridas em 1,75m, com demarcação de faixas de mão única de até 0,60m e variando na melhor da situação em 0,90m. Muito abaixo do recomendado pelo Manual Brasileiro de Transito. Inadmissível ainda a faixa central dividindo as mãos dentro da ciclofaixa sem qualquer critério de alinhamento, mão e contra-mão têm medidas diferentes.

Esse serviço não está sendo feito graciosamente e visto as improvisações em andamento parece não haver qualquer planejamento. Há pouco tempo foi aprovado o corredor comercial, que no meu entender buscava apenas favorecer um parceiro, e hoje se mostra contraproducente. Abriremos pequenos comércios, mas não teremos como estacionar e frequentá-los.

Como bem disse o prefeito Ernane que contra fatos não há argumentos, quem sabe se lendo esta postagem não providencia imediatamente os reparos necessários como o fez na Praça do Arrastão. Mister porem providenciar a troca de seu staff incompetente.

O povo não deve arcar com a incompetência e aprendizado administrativo. O Ministério Público deve atuar rapidamente e responsabilizar os maus gestores do dinheiro público.