A premissa básica na concepção de uma ciclovia ou ciclofaixa é a de servir ao lazer, esporte e locomoção para o trabalho e ao projetá-las duas questão são prioritárias: o traçado de interesse e a segurança.
A improvisação e alteração de projetos e metas segundo a “chiadeira” do povo sebastianense tem sido uma constante na gestão Ernane. Assim transcorreram os últimos três anos em nosso município.
A nova “adaptação” iniciou-se com o recuperação de vias públicas através do recapeamento asfáltico patrocinado pela Petrobras com a injeção de oito milhões e contrapartida da prefeitura com R$ 1.690.000,00; apesar de contribuir apenas com 17,44% colocou várias placas informando ser o material e mão de obra da prefeitura. Engrandece o feito, chamando o recapeamento de pavimentação. Propaganda enganosa é sintomática nesta gestão.
Após reclamação de ciclistas e população a administração informou que após estudos pela SEGUR seria implantada a primeira ciclofaixa do município com sinalização, mão e contra-mão, estando de acordo com os padrões existentes.
Ledo engano. A incompetência desta administração é patente e beira a insanidade. O Manual Brasileiro de Sinalização de Transito (Brasil 2007) determina que a superfície toda da ciclofaixa deve ser vermelha e quando isto não for possível, tanto a marcação da ciclofaixa como a linha de bordo devem ser complementadas, em sua parte interna, com linha contínua vermelha de largura mínima de 0,10m, para proporcionar contraste entre estas marcas viárias e o pavimento da ciclofaixa.
Recomenda ainda que a ciclofaixa de sentido único tenha largura mínima de 1,50m, e que a ciclofaixa de sentido duplo tenha largura de 2,50m e complementada com sinalização vertical de regulamentação R-34 [circulação exclusiva de bicicletas].
Fomos conferir os “padrões existentes” do prefeito Ernane; encontramos faixas duplas inseridas em 1,75m, com demarcação de faixas de mão única de até 0,60m e variando na melhor da situação em 0,90m. Muito abaixo do recomendado pelo Manual Brasileiro de Transito. Inadmissível ainda a faixa central dividindo as mãos dentro da ciclofaixa sem qualquer critério de alinhamento, mão e contra-mão têm medidas diferentes.
Esse serviço não está sendo feito graciosamente e visto as improvisações em andamento parece não haver qualquer planejamento. Há pouco tempo foi aprovado o corredor comercial, que no meu entender buscava apenas favorecer um parceiro, e hoje se mostra contraproducente. Abriremos pequenos comércios, mas não teremos como estacionar e frequentá-los.
Como bem disse o prefeito Ernane que contra fatos não há argumentos, quem sabe se lendo esta postagem não providencia imediatamente os reparos necessários como o fez na Praça do Arrastão. Mister porem providenciar a troca de seu staff incompetente.
O povo não deve arcar com a incompetência e aprendizado administrativo. O Ministério Público deve atuar rapidamente e responsabilizar os maus gestores do dinheiro público.
Infelizmente não existe qualquer planejamento e fiscalização. Hoje o secretário de segurança disse que não é justo imputar responsabilidades de pessoas que construiram alem do que podiam e avançaram sobre o recuo (estacionamento) para a prefeitura. Será?. O único responsavel pela permissão (fechando os olhos para as irregularidades) e não demolição do que se construiu irregularmente é a prefeitura e sua fiscalização omissa (ruis e ivanildos) que sentam-se no cargo comissionado e deixam rolar os problemas. Precisam fiscalizar e autuar as obras irregulares. o ex-vereador Leopoldino está executando obra irregular na praia deserta, já a construiu da mesma forma e a prefeitura não toma medida nenhuma. Isso chama-se conivência. Chorar sobre o leite derramado e tirar o corpo fora não vale. Como afirma o bloguista, é incompetência.
ResponderExcluirA ciclofaixa é necessária mas à sua execução precede um projeto racional e feito por profissionais. O que se vê desenhado no asfalto é uma brincadeira as custas do dinheiro público. Precisamos viabilizar o estacionamento, a ciclofaixa e o fluxo de veículos. Não sou especialista mas acho que quando temos um percurso curto com duas faixas e em seguida um afunilamento de nada adiantarão as faixas extras. Concordo com o Silvio é muita incompetência.
ResponderExcluirExistem algumas alternativas e demandam projetos executivos.De posse das plantas com todos os imóveis existentes, entradas obrigatórias, estacionamentos necessários um técnico com alguma experiência equacionará a pista de rolamento e a ciclofaixa. Em avaliação rápida, eu colocaria no lado oposto que foi colocada. Mas como disse, há necessidade de estudos e premissas do que pretende-se fazer.
ResponderExcluirConcordo com a posição do Flavio quando diz que o afunilamento de pistas inviabiliza qualquer duplicação.
Acharia melhor manter duas pistas, uma ciclofaixa decente e um lado para estacionamento, com probibições por exemplo em feriados e dias de maior movimento, em horários específicos. Todos nós moradores sabemos os horários de pico para ir e vir das prais.
Mas para qualquer atitude, precisamos de embasasmento técnico e principalmente coerência. É o estudo técnico que dará estes parâmetros.
Enquanto não procedermos assim não há o que fazer. Exemplo. No acostamento do Porto Grande e no Pontal da Cruz estão tirando o material improprio. Sem qualquer sondagem, ainda que expedita, retiram pequena quantidade de material e colocam novamente outro. O Sombra fez isso diversas vezes nesses mesmos locais e o resultado é conhecido. Mas tudo bem, estão construindo uma cidade melhor. Que o Grande Arquiteto do Universo nos acuda e guarde.
São Sebastião é realmente a terra daimprovisação; improvisamos obras, saúde e educação. Temos um prefeito corrupto que foi improvisado por falta de opção e estes vereadores assalariados pelo executivo que tudo aceitam, concordam assinando em baixo. Nada mais natural que construirmos um ciclovia improvisada.
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