sábado, 23 de abril de 2011

Tolerância zero - solução única para o município.


Nossa prefeitura tem um Regimento Interno (Decreto 3228/05) e não o cumpre. Levianamente tampouco exige seu cumprimento por seus servidores municipais. Nele está a exigência de seu cumprimento sob pena de destituição da função de direção, chefia, coordenação, ou supervisão, nos casos de omissão.

Todas as funções e suas obrigações estão ali determinadas, exemplificando: no artigo 142 diz que o secretário municipal de obras deve supervisionar todas as obras públicas realizadas diretamente pela Prefeitura e promover a fiscalização das executadas sob regime de empreitada. Outro exemplo, o artigo 152, determina que o diretor de obras públicas deve organizar e manter o sistema de acompanhamento e fiscalização das obras municipais contratadas à terceiros.
Mas se temos uma lei, e acima dela obrigação moral, porque não ocorre esta efetiva fiscalização e acompanhamento? Porque continuamos a ver obras mal feitas, bem pagas, superfaturadas, remendadas e nada acontece? O prefeito enaltece-as. Servidores municipais que não as fiscalizaram impedindo estes “desvios de conduta” participam da farsa. Vereadores com a obrigação de fiscalizar o executivo, vistoriar e avaliar estas obras e defender o povo, elogiam-nas independentemente de caras ou mal executadas.
Porque temos que conviver com servidores de confiança (?) e carreira, que ali estão apenas por vantagem na sua omissão? Já basta. Chega de desperdício. Chega de desvio. É hora separar o joio do trigo. É hora de cobrança direta, sem meias palavras. Chegou a hora da “tolerância zero” para a corrupção e incompetência.
O CRAS Topolândia, recentemente inaugurado, por R$141.669,76 foi direcionado através de Carta Convite para uma empresa desconhecida pelo CREA-SP e Junta Comercial-SP, a Ribeiro & Ribeiro S/C Ltda; contratada em 11/01/10 tinha noventa dias para concluir seus serviços (01/04/10). Construiu pisos e forros em desníveis, colocou pia, mas esqueceu-se da água e esgoto e por aí foi. Contrataram, sem qualquer concorrência, o pastor Oseas para efetuar os remendos e assim procedeu, fazendo o melhor de si, mas ainda insuficiente para chamarmos aquilo de uma obra bem feita e duradoura. No momento, entre vários absurdos, não é possível a instalação de aparelhos de ar condicionado por inexistirem circuitos elétricos disponíveis e carga planejada. O pequeno atraso foi de um ano. A pergunta que aqui cabe é porque contratam empresas tão despreparadas? Qual a vantagem que a administração está levando? O povo? E é lícito sem concorrência?
Na Praça João Eduardo de Morais, bairro da Enseada, com dinheiro vindo pelo governo estadual,  não o utilizamos devidamente. Em benefício da empresa MURIAIÉ Transportes e Serviços Ltda (e seus sócios ocultos) estão fazendo uma obra disforme do projeto, memorial e planilha orçamentária. Não foi feita a fundação (ou fundamento como gosta o prefeito), os pilares em concreto armado pré-moldado foram substituídos por treliças metálicas engastadas no piso que se deteriorarão em tempo curtíssimo. Ninguém vê. Ninguém toma qualquer atitude, é preciso que o “pessoalzinho” do contra, segundo os Ernanes, veja e exija providências. Não é essa a função do povo. Pagamos vereadores para fiscalizar o executivo, pagamos servidores em cargos de chefia para que não ocorram casos como “SOLLUS”, “ACQUA” e “LUXOR`s” e estão acontecendo repetidamente por culpa e omissão destes.  Contratamos, através do voto, servidores para nos administrar e não o estão fazendo. Fomos enganados. Caímos no conto do vigário.
Enquanto surrupiam o dinheiro do povo, as obras mal executadas por empresas trazidas ou criadas para participar desta ou daquela licitação sem qualquer competência técnica, vide o restauro (?) do Recanto Batuíra executado em desacordo com o memorial descritivo, as obras das escolas da Costa Sul executadas pela, Neusa/Aldo/Zafira, correm soltas. Ninguém fiscaliza. Ninguém se importa. Só se ouvem balelas como a dita pelo prefeito que as coisas (obras) estão aí, só não vê quem não quer.
E onde estão as coisas prefeito? Mostre-nos. Aproveite a estadia desconfortável de seu gabinete atual e ande pelo município. Aproveite e veja que estão deixando muitas “brechas” nas irregularidades cometidas em seu governo e a responsabilidade será a si imputada, sobrando para os secretários e diretores. As obras particulares continuam sem fiscalização (ou punição), o terceiro pavimento continua sendo edificado e suas obras públicas superfaturadas, direcionadas e mal acabadas.
Aja rápido prefeito Ernane, o discurso sobre as coisas estarem acontecendo, no bom sentido evidentemente, já não encontra ouvintes; já no mau sentido, parece que a população sofreu lavagem cerebral, visto toda ela ser unânime sobre a corrupção imperante em seu governo.

23 comentários:

  1. Anônimo09:53:00

    É isso aí. Tolerancia zero para todos estes corruptos que só se importam com seus bolsos. Chega de se ver funcionários públicos sem condição de ter o patrimônio que tem, são acietos por olhar complacente do ladrão maior. Basta. Fora Ernane e seus ladrões. Fora tambem esta corja de vereadores que bajulam o prefeito corrupto para receber seus mimos.l

    ResponderExcluir
  2. Cadeia para os ladrões corruptos é a solução. Como bem disse o bloguista, pagamos para que servidores cumpram seu papel e não fazem nada. Como pode ser substituida uma estrutura de concreto duradoura por uma de metal que fatalmente aprodecerá? Como funciona o pagamento destes serviços? Deveria ser realizado um serviço que não foi feito e é pago da mesma forma? Quem é o responsávelo por estas liberações? Gostaria que o blog ou quem saiba, respondesse minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:01:00

    fiscais,secretarios com carros importados sera que isto justificaria a troca de estrutura de concreto por de ferro?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:33:00

    A Receita Federal tem que agir e começar a investigar o acréscimo patrimonial dos políticos e funcionários envolvidos em tantos e repetidos escândalos.
    Pelamordedeus, alguém da Receita Federal investigue a origem do dinheiro desse povo. Se ganharam na loteria, tudo bem, mas se for dinheiro público, tem que ter providência.

    ResponderExcluir
  5. Lilian19:35:00

    Podemos perder tudo, menos a capacidade de ficarmos indignados !!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Rita:
    Respondendo ao seu questionamento, informamos:
    A modificação do projeto licitado é ilegal; demonstra acordo prévio para baratear o custo da obra. As obras ali executadas não refletem a realidade dos projetos licitados. A utilização de pilares em estrutura metálica tem sido abandonada visto a deterioração rápida e o edital/memorial descritivo/projeto arquitetônico é claro, os pilares serão em concreto armado.
    A troca só é possível com conluio da Prefeitura/servidores/Muriaié trazendo tremendo prejuízo para o município e lucro para a empresa.
    Facilmente se comprova que os serviços de fundação não foram efetuados e sequer o piso intertravado foi retirado; a desculpa de já tê-lo feito não tem embasamento técnico, o piso só foi mexido onde a retro escavadeira cavou. Faltam brocas, encaixes para os pilares pré-moldados.
    A Secretaria de Obras libera a medição mas tem que ser atestada pelo diretor de obras públicas com fotos e planilhas demonstrando o valor pago.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo23:07:00

    As empresas privadas nomeiam Fiscais de Contrato para acompanhar o andamento, qualidade, materiais e medições das obras.
    Tem poder para embargar, impedir, vereficar desvios dos padrões técnicos entre outros.

    Para moralizar, por que o Poder Público não adota essas medidas de fiscalização, sabendo-se que funciona muito bem. Porém também será necessário que esse Fiscal seja Técnico com formação acadêmica e honesto, claro.

    ResponderExcluir
  8. Utopista "adormecido"07:08:00

    Precisamos quebrar a “corrente da corrupção” existente nesta administração municipal e acho bastante simples. Inicialmente precisamos de pessoas honestas e com conhecimento e a cidade é provida destas. Em seguida exigir que numa nomeação para o serviço público estas condições sejam preponderantes.
    Mas o que fazer quando quem vai responder pela secretaria da habitação tem impedimento moral para exercer seu cargo e nada acontece? O que fazer quando o secretário de assuntos jurídicos ao invés de exercer sua função com dignidade prefere elaborar pareceres como o da Sollus, Acqua e dos puxadinhos de luxo? O que fazer quando o secretário da saúde, sabedor de todos os problemas da Sollus no RS, elabora parecer dizendo que a melhor proposta é a da propria? O que fazer quando temos um secretário de obras, que obrigatoriamente deveria estar fiscalizando as obras particulares irregulares e ele mesmo as conduz para tal e sequer toma conhecimento dos desvios nas públicas? O que fazer quando temos um prefeito sabedor de todos estes problemas acima e nenhuma atitude é tomada? O que fazer quando quem nos defenderia destes “corruptos seriais” que é o legislativo não toma qualquer posição? O que fazer quando nossa última chance de solução, que é o Ministério Público nada faz?
    Desistir? Não, apenas deixar de se omitir e exigir responsabilidades, doa a quem doer. Se cada um de nós chegar no funcionário público , vereador e prefeito (numa cidade como a nossa são sempre amigos de alguém) chamando à razão, talvez se envergonhe e tome uma atitude mais cidadã e impeça que os roubos que vem sendo somados, dia a dia, deixem de existir ou pelo menos em menor escala.

    ResponderExcluir
  9. É triste saber que nossos vereadores que foram eleitos por nós, nada fazem para mudar essa triste realidade ,São Sebastião é a Cidade aonde os RATOS conseguem botar a culpa no queijo !!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12:27:00

    O slogan do Juan era "São Sebastião, viva esta emoção" e foi melhorado para "São Sebastião viva esta corrupção". Nosso corrupto prefeito adotou o slogan de "Construindo uma cidade melhor", proponho a mudança para "Corrompendo uma cidade melhor". Apesar da falta de capacidade desta administração Enane/Urandy/Massa/Pércio/Assis/Aldo/Solange, temos que reconhcer quem em matéria de corrupção, está se igualando aos professores da gestão passada.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:51:00

    Votei no Ernaninho achando que tinha algum futuro político; vivia com R$ 1.000,00 ganhos como conselheirio tutelar e o dinheiro ganho indevidamente por sua mulher, funcionária da Câmara em cargo de chefia, quando não poderia visto estar em estado probatório. Mas quem mandava era o professor do meu vereador, o Coringa e então tudo podia. Tentem mostrar para nosso aprendiz de veereador as barbaridades que seu pai prefeito está fazendo. O cara fica uma fera, quer partir para a briga, ou seja, nossos funcionários, pagos por nossos impostos não têm o mínimo necessário para exercer um cargo público. DISCERNIMENTO. Bem, um pouquinho de honestidade tambem viria a calhar.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo16:39:00

    a coronel,digo,esposa do coringa tem cargo de confiança na atual administração,é chefe no cip,no topo,salario de mixaria de algo em torno de 7.000,ela é efetiva como pasmem,digo pajem
    o coringa ganhava em torno de 1.500 por mes como fiscal,agora é fazendeiro com o santissimo sr luiz carlos,dizem que o forte é exportação de porra de boi,touro reprodutor,chique não?é para quem pode ou tem cargo politico com um prefeito desse naipe,socorro,chamem o ladrão

    ResponderExcluir
  13. Anônimo16:58:00

    ouvi dizer que o sangue bom marcelo do posto da cigarras estava meio que quebrado financeiramente até o fim do ano de 2008,ai o bonecão ganhou as eleições,ele,o sangue bom marcelo fez boa amizade com o bonequinho,pronto,acabou a miseria,foi só benção,comprou toda a quadra do posto,esta fazendo um conglomerado de pontos comerciais,e agora comprou o terreno ao lado da borracharia do bairro,santa amizade

    ResponderExcluir
  14. Anônimo17:41:00

    estive com o então candidato bonecão 3 meses antes das eleições,no qg da campanha,ele me mostrou um monte de processos contra o Ruan,disse que com ele iria ser diferente,eu perguntei,como será diferente se voce tem coringa,wagner,paulo julião,macalé,leopoldino, e tudo que é`tranqueira politica,ele me respondeu,não posso escolher quem vai votar em mim,preciso de votos,,vou chutar a maioria deles,pode escrever,eu escrevi,e agora bonecão?
    lembra dessa conversa?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo00:35:00

    Ele optou por chutar o povo que o elegeu; poucas vezes viu-se mau caratismo desta envergadura. As tranqueiras continuam ao seu lado junto aos empreiteiros que lesaram o município com suas obras mal feitas. Estão se divertindo e ganhando muito mais ainda. Quem não se lembra da do canal da rua Netuno? Ele esqueceu-se e contratou empresa coligadas para fazer um monte de obras. As que têm problemas? Deixa prá lá, se faz uma cartinha convinte outra tomadinha de preços e tudo certo. Falando nisso quando será que sairá uma carta convite para o CAE da Vila amélia. O local está precisando e parece que o engenheiro que fez aquela cagada estava trabalhando na pavimentação da rua Paraná no bairro São Francisco

    ResponderExcluir
  16. marcondes12:15:00

    estão falando muito sobre a precariedade do tranporte coletivo de são sebastião,mas em epoca de eleição 99.9 dos candidatos a vereador ganha dinheiro da empresa,se é candidato famoso ganha mais se é um coitadinho ganha menos(vai que se elege)depois da nisso,mais 15 anos de sucata colocando em risco a vida de seus usuarios pois não tem concorrencia,aumento da passagem e a camara omissa,pois a maioria tem rabo preso,
    e o sumiço da santa na camara?
    agora não tem nem santo nem santa
    pois o ultimo imaculado da casa vazou

    ResponderExcluir
  17. Anônimo20:42:00

    No obra do cras, quem pagou o pastor? a prefeitura já nao tinha pago a primeira empreiteira? Isso é competencia!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo13:06:00

    E tanta corrupção e incompetência que até o Wagner, mamando na surdina pelos lados da costa sul, jogou a toalha e pediu demissão.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo15:51:00

    consultando minha bola de cristal a respeito da cei do puxadinho de luxo consegui ver o seguinte,
    o prefeito esta ferrado,talves será cassado,
    pois a cei é presidida pelo oposicionista bonequinho naninho
    pela opositora que não tem cargo nenhum na prefeitura sra Só longe e pelo tambem sem cargo e insuspeitissimo sr Reis= coitado do bonecão
    ou coitado da população?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo17:21:00

    2 fatos curiosos presenciei hoje no centro
    fato 1 a cidade recebeu varios turistas estrangeiros,acho que paraguaio,estavam hospedados
    no coreto,isso mesmo,no coreto,pelas suas vestes
    ficariam morando ali,penduraram suas bugigangas
    no parapeito para vender,2 policiais os abordaram
    e tiraram eles de lá,encontram se hospedados na rua da praia,turistas tem,só não ve quem não quer,diria alguem
    outro fato foi o ex prefeito comprimentando e chamando todos de querido,braço levantado e toma querido pra tudo que é lado,quanta humildade
    como disse a revista veja,é muita desfaçates
    o que não se faz para voltar ao trono

    ResponderExcluir
  21. Lilian08:34:00

    O atual prefeito é tão ruim como administrador, que é bem capaz de termos o castigo do Juan de volta. Eita cidade sem sorte !!!!!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo10:39:00

    É péssimo administrador, tocador de obras ( visto que até a sua passou para um despreparado como o irmão do Massa)e cidadão. Só se importa com seu bolso, e mater os corruptos em seu governo custe o que custar. Se tivesse um minimo de capacidade administrativa,não sobraria praticamente ninguem em seu secretariado e nos cargos de confiança. É só ladroeira.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo19:36:00

    temos que fazer uma reza braba nessa cidade
    conseguimos sentir saudade de de um prefeito ruim
    ou seja,um é ruim outro consegue ser pior,o sina
    na camara é a mesma coisa,no reinado do coringa como presidente pessoas tinham saudade do leopoldino,agora ja sentem saudade do coringa,
    dizem que não tem nem papel higienico nos gabinetes,será falta de dinheiro?
    dizem que o coringa esta quase enfartando
    as contas não fecham e o tcu não quer nem saber
    ele não sabe onde foi parar o dindim ou seja não vai ser candidato a mais nada,que pena,
    queria ver ele levando um cacete nas urnas

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog(i)licitações exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.