sábado, 28 de janeiro de 2012

Ernane e suas cagadas: Parte I

Muitos crédulos como eu imaginaram este governo como única possibilidade na época de um basta na corrupção, superfaturamento de obras, arrogância e prepotência governamental. Impingiram-nos a imagem de pessoa séria, equilibrada, serena, amiga trabalhadora e que não havia enriquecido na política. É caso para o PROCON e leitura do Código de Defesa do Consumidor.
  
Foi propaganda enganosa. Compramos um produto, através de nosso voto, e fomos ludibriados. Poderíamos pedir nosso voto e tê-lo de volta se tivéssemos uma Câmara Legislativa voltada para seus compromissos constitucionais e legais. Mas como não temos, precisamos reformulá-la (a Câmara) e colocar ali pessoas honestas em seus princípios e promessas. Denúncias mostrando o desvio de dinheiro e ligações inoportunas com empreiteiros são simplesmente colocadas em gavetas e esquecidas.
 
A essas falcatruas nosso Rei Nu dá o nome de canteiro de obras. Eu de desvio de dinheiro público. Obras arranjadas, acertadas e desnecessárias são tratadas e executadas com erário público. Com o nosso dinheiro promove-se e diz fazer uma cidade melhor. Culpo a população por omissão, inércia e esquecimento. Parece não importar-se com o desvio de dinheiro público. É por isso que temos a sobrevida de maus políticos. Voltam como salvadores da pátria (município).

   
O “modus operandi” do Ernane trata assim nosso dinheiro: deixa ao extremo abandono nossos bens públicos, espera a cobrança da população e/ou de nossos fiscais legislativos e depois simplesmente repassa para seus amigos religiosos ou político-partidários. Não promove qualquer licitação, arruma três propostas “concorrentes” e ganha aquele já combinado.
 
Nosso “peladão” dirá que não é bem assim. Seus aliados parasitas sairão em sua defesa, mas como contra fatos não há argumentos, vamos lá. A obra do Centro de Convenções a Praia Grande, uma “cagada” segundo o prefeito em discurso na Costa Sul, não tem punidos. Todos acobertados. Por que e a troco do que? A obra licitada de forma irregular na gestão do Juan segue impune e a depender de nosso prefeito assim continuará. Porque não punimos os causadores destes absurdos. O erro começa pelo projeto que de forma irregular foi aprovado pela prefeitura. Mas com que moral o Ernane questionaria esse ponto se tem em seu “currículo de obras” diversas com o mesmo desacerto? Então se cala de forma omissa e conivente.
 
Se buscarmos os verdadeiros culpados, encontrá-los-emos. A LATINA é a responsável; procuradores e engenheiros dessa empresa, atuaram até bem pouco tempo de mãos dadas com o Ernane, utilizando-se de outras empresas fazendo inúmeras obras. A desculpa do “despido” de que a empresa LATINA está concordatária não procede e parece simples o ressarcimento de nosso dinheiro, basta procurar os verdadeiros executores dessa obra. Mas para que? Dinheiro em abundância e falta de escrúpulos prioriza o caminho determinado pelo TCE pela tomada de providências. Multado por inércia, continua inerte e nada faz ou fará.
 

   
A mesmice e contumácia do monarca é constante. A empresa JR Terraplenagem é a responsável pela Praça Santos Dumont no Arrastão e mais de meio milhão superfaturados enterrados ali. A pressa em fazer o que não era permitido pela União (SPU) fez com que o aterro não fosse adensado de forma correta e os problemas de cedimento do piso se perpetuem até hoje. Madeira imprópria e barroteamento de forma irregular represaram a água e apodreceram a madeira muito rapidamente. O erro executivo favoreceu e permanece favorecendo nossos criadouros de Aedes Aegypti.
 
Os serviços executados de forma irregular na Praça do Arrastão fizeram com que a prefeitura retirasse o revestimento de madeira sobre o deck de concreto com a afirmação de perigo para os usuários da praça. A empresa é responsável pelos serviços e deveria ser acionada pela Administração. Os serviços estavam em garantia contratual. Com certeza não foi.
  
A praça ficou abandonada por dois anos e meio. Sem o revestimento em madeira por vinte e dois meses. Com o abandono do local e cobranças diversas o nosso “grande tocador de obras” e seu fiel escudeiro “estelionatário” promoveu uma “concorrência dirigida” através de Carta Convite para beneficiar mais um parceiro: a EMBRACON. Benesse político  e eleitoreiro as custas do dinheiro do povo. Isso se chama malversação do dinheiro público, é crime e tipificado como peculato segundo o artigo 312 do Código Penal.

É ano eleitoral. Nosso prefeito é inescrupuloso e tem ajuda de outros iguais. A população precisa ficar alerta, o Ministério Público ser atuante e nosso monarca deixar de se contemplar no espelho e exigir que as “cagadas” de outros sejam punidas, corrigidas, mas não se esquecendo das suas, praticando com isso, a tão alardeada probidade administrativa lançada em sua campanha.

4 comentários:

  1. Anônimo12:43:00

    Os ratos palacianos e legislativos não atuam e as coisas erradas seguem. São Sebá precisa de uma desratização urgente começando pelo Paço Municipal e terminando na Câmara. Outubro está chegando.

    ResponderExcluir
  2. Sou solidário à sua luta! Passo a seguir seu blog! E abro mais um espaço para vc! Te convido para o meu grupo no facebook http://www.facebook.com/groups/164640006926521/ é só solicitar que te incluo, independentemente de vc ser a favor ou não do voto distrital! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sebastião09:24:00

    Sobre a obra da JR da praça no arrastão parece exisitir alguma coisa com o MP Federal. Já não me recordo mas parece que havia embargo e determinação de demolição daquelas lajes que avançavam sobre a praia. Será que o retardadão do prefeito está gastando dinheiro sobre algo irregular?

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vindo Menezes e acompanhe-nos.
    Sebastião há de fato uma pequena ocorrência nesta obra. O Ministério Público Federal na época da revitalização da praça embargou e determinou a imediata readequação nos moldes do anteriormente existente.
    Nada foi feito pelo Juan e inaugurou a obra. O Ernane desceu a lenha mas era só jogo de cena.
    O Vereador Amilton em 2010 (época da retirada da madeira sobre o deck) fez um requerimento para saber por qual motivo esta havia sido retirada. A prefeitura respondeu que o material do deck encontrava-se em plena deterioração causando riscos aos munícipes. O serviço encontrava-se em plena garantia.
    Novamente em abril de 2011 o vereador Amilton requereu explicações sobre os serviços e demora. Nos magnânimo prefeito respondeu que havia um processo junto ao Ministério Público por utilização de espaço da praia sem a devida autorização. Informava ainda que devido ao processo as ações que pretendiam adotar não podiam correr na velocidade de tempo que precisava.
    Por fim dizia que apenas esperava uma autorização e definição judicial para agir de imediato.
    Pelos argumentos e respostas mal dadas ao vereador a dedução é que a autorização foi dada. Aí temos um problema. Como o MP pode ir contra a lei? Com certeza não foi e na ânsia de prestar mais um favorzinho para seus camaradas com nosso dinheiro, deu a obra para a EMBRACON.
    Fica aqui uma sugestão para o Vereador Amilton e qualquer vereador que pretenda de fato trabalhar pelo município. Deve ser feito um requerimento ao digníssimo prefeito, questionando porque joga fora o dinheiro do povo e não obrigou a empresa a fazer o serviço e quem ressarcirá o erário público nestes R$ 111 mil reais?
    A gastança de dinheiro pelo prefeito é peculato e o MP acionado, com certeza produzirá o retorno de nosso dinheirinho.

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog(i)licitações exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.