sábado, 12 de fevereiro de 2011

Os verdadeiros culpados

Abra em PDF o Parecer Jurídico > Clique aqui

Os Ernanes nos surpreendem dia após dia. O prefeito ataca seus opositores. Vê motivação política (não no que me diz respeito). Aceita ataque a administração, mas não ataque a familiares. Não atacamos a administração, mostramos e provamos suas irregularidades e erros. Não atacamos pessoas e familiares, já o “prefeito esquecido” precisa rever o vídeo da primeira audiência pública para aquela papagaiada do heliponto e rever seus conceitos sobre ataque pessoal e envolvimento familiar. Julgar-se-á melhor do que os outros e a si permite-se? Não deveria.
Já o vereador pretende o absurdo de instaurar uma CEI contra os denunciantes. Santa ignorância, e são elementos com este conhecimento que elaborarão nossas leis e aprovarão mudanças de lei. Não é possível vereador, nem com a benção do pai; o regimento interno do nosso Legislativo não permite. Mas em contrapartida, com o aval do pai, solicitou abertura de CEI para apurar denúncias contra o Poder Executivo em que alguns fiscais teriam liberado construções com o terceiro na Costa Sul. Agiu mais rápido que os outros vereadores e assumiu a paternidade da ação.
Porem o enfoque está errado. Não estou retrocedendo, acuso sim a fiscalização por liberação de muitas construções irregulares, com facilitações múltiplas como terceiro andar, gabarito, terraços, invasão de área de marinha, área além da permitida e recuos invadidos entre as irregularidades detectadas. Sua culpabilidade deverá ser verificada, mas em hipótese alguma são os únicos culpados. O grau de culpa destes é em menor escala.
Muita coisa tem sido falada abertamente e de forma velada sobre os acontecimentos passados. Muita mentira e muito encaminhamento errado dos reais culpados pela existência de três andares; os verdadeiros culpados não fiscalizam, têm assento nas secretarias de assuntos jurídicos, de obras e gabinete do paço municipal. Tentam desesperadamente mudar o rumo das investigações e culpados.
Expliquemos: selei meu destino como servidor público em quinze de outubro de 2009 e reconheço a falta de opção dada ao prefeito. Ou me demitia por quebra na hierarquia, ou mandava o Assis e Pérsio para casa. Escolheu o óbvio, mas me parece não ter sido o melhor para o município. Terá problemas e muitas explicações a dar para a população e ao Ministério Público.
Impedi qualquer aprovação com gabarito acima de nove metros enquanto diretor, seguindo religiosamente a lei com parecer jurídico corroborando o óbvio. O Secretário de Obras Arq Pérsio, grande culpado das aprovações ilegais com três pavimentos, determinou a mudança do parecer e foi obedecido.
O Secretário de Assuntos Jurídicos culpado em grau maior visto seu conhecimento jurídico, teve a chance de coibir este erro absurdo; não o fez, anuiu e acolheu a mudança de parecer. E então perguntamos: afinal de contas para que serve sua secretaria senão para seguir e determinar o cumprimento da lei? Para facilitar, incitar o ilegal, criar pareceres “adequados para cada situação”? Assim está parecendo e basta lembrar seus “pareceres” sobre os institutos ACQUA e SOLLUS e agora dos terceiros andares.
Recebendo a determinação de obediência às secretarias de obras e assuntos jurídicos, recusei-a escrevendo em folha de andamento, enviada e protocolada na secretaria de obras:
"ENTENDO SER ILEGAL ESTE POSICIONAMENTO E, PORTANTO COMO DIRETOR DE OBRAS PARTICULARES, NÃO POSSO ACOLHÊ-LO E NÃO O FAREI. A LEI É CLARA E ASSIM A SEGUIREI."



Não houve aprovação de qualquer projeto com este vício, houve reclamação de hierarquia e reconheço insustentável a permanência de ou e outro. Alguém deveria sair.
O normal seria o prefeito chamar os envolvidos para explicações, ponderações e ouvidos tomar sua decisão. Sequer fui chamado, ouvido, ainda que tenha solicitado insistentemente e anteriormente a este fato. Desiludido e cansado em remar contra a maré, busquei outros caminhos e no final do mês pedi minha exoneração. O prefeito seguiu o caminho fácil e exonerou-me.
O agravante é o conhecimento do prefeito das irregularidades constantes na mudança do parecer, minha discordância em segui-lo, sua omissão e concordância do ilegal. É o grande culpado pela efetiva erradicação do terceiro andar (em sua gestão naturalmente) e no meu entender o maior responsável pelos fatos denunciados.
Fiz a minha parte, mostrei o equívoco, o direcionamento escancarado para a ilegalidade e o prefeito simplesmente fechou os olhos assinando uma exoneração e achando que o problema estava resolvido.
Não estava. Então quando esta administração falar de três pavimentos, irregularidades nas construções, propinas, denúncias na mídia, deve fazer a sua “mea culpa” e contabilizar quantas destas obras irregulares poderiam ter sido evitadas se cumprisse sua obrigação.
Hoje alega denúncias orquestradas. Coisa de desocupados. Motivação política. Mas como dito no início, está errado, não se trata disso, simplesmente a luta de poucos para que nosso município dê certo, tenha cidadãos cumpridores das leis, homens públicos decentes, prefeitos imbuídos no interesse coletivo e não no individual.
A falta de qualidade e conceitos éticos na equipe de trabalho do prefeito Ernane é alarmante, mas mais preocupante ainda é sua avaliação e “perspicácia” em reconhecer quem são os bons e os ruins, e induzir o filho no mesmo caminho.

11 comentários:

  1. Uma verdadeira bandalheira. Bem faz o prefeito defender todo mundo. Ele é o principal interessado em que não exista qualquer culpa de seus subordinados para que não respingue nele próprio. Mas não tem dúvida que ele e seus dois secretários têm muito a explicar. A sociedade exige isto. Parece que o efeito dominó segue seu curso natural. Cabecinhas e cabeções tem de cair.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:35:00

    Isso que eu chamo de "matar a cobra e mostrar o pau". Isso, apesar de triste,está sendo muito bom de acontecer em São Sebastião, pois mostra o grande embuste que é o prefeito Ernane, seu filhinho e seus outros "correligionários", para não usar um termo mais pesado.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:31:00

    Finalmente alguem está mostrando quem é o secretário de obras Pércio Mendes. Aqui em Pauba tem parceria com uma construtora chamada MAGALHÃES PAVICIC que andou fazendo uma ponte de "graça" para o município. Soubemos na época que foi embargada pela prefeitura por determinação do diretor de obras e havia um monte de irregularidades no projeto. Talvez a CEI deva investigar este condomínio e com certeza encontrará o rabo preso Pércio.

    ResponderExcluir
  4. Julian12:14:00

    Os verdadeiros culpados estão sendo mostrados. É vergonhoso pagarmos secretários deste nível e trabalhando contra o município. O Pérsio já sabemos o quanto gosta de obras irregulares, surpresa foi o Dr Assis que julgava ter seriedade. Eu não sou advogado mas ao ler o parecer inteiro acho que jamais poderia ter sido aceito tal mudança de parecer. Mas vendo esse, aquele em que o diretor do departamento jurídico da Câmara Municipal foi contra a Prefeitura no caso do Rolando Zani, e o acordado, fico abismado com a ética das pessoas que nos governam. Vergonha prefeito. A culpa é sua pela morosidade e pouco caso no cumprir das leis em nosso municipio.

    ResponderExcluir
  5. Sérgio17:05:00

    Precisamos muito passar o nosso município a limpo; já é hora do prefeito olhar ao seu redor e buscar ajuda externa. De forma extremamente didática o Manoel denunciou os culpados e não é possivel a passividade do prefeito, ainda que tenha grande responsabilidade pelos acontecimentos. É uma vergonha verificar que temos um departamento jurídico corrompido e atendendo interesses particulares ao invés de proteger o município. A advocacia precisa ser ética caso contrário o balança penderá para o lado mais lucrativo.

    ResponderExcluir
  6. Raimundo Souza08:55:00

    Gostaria de sugerir a transcrição dos despachos da folha de andamento porque fica mais fácil a leitura. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Raimundo:
    As folhas de andamento estão diponíveis no texto "PARECER JURÍDICO"; acesse o link e verifique em inteiro teor, mas a sugestão já está anotada.

    ResponderExcluir
  8. APÓS PROBLEMAS INTERNOS, TODOS OS LINKS ANEXOS NESTE POST ESTÃO FUNCIONANDO CORRETAMENTE. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO. EQUIPE BLOG (I)LICITAÇÕES

    ResponderExcluir
  9. José Eduardo14:07:00

    HEHE Recebi agora no email.. ainda não tinha visto este ultimo texto! é perfeita essa montagem e mostra realmente por quem Ernane é rodeado. Pessoas corruptas e com interesses escusos em comum - um deles é enriquecer-se do dinheiro público. Manda bala Corte! E aproveita, para trazer novamente p/ nós, as mazelas da administração passada. Assim poderemos fazer um paralelo real e perceber que ambos são iguais. Vejo nas ruas o Juan crescendo no boca a boca de seu gde time de correligionários afirmando que seu "lider" é o melhor. Engano, e reafirmo: são iguais! Corruptos! Portanto pensemos em um novo tipo de governo..

    ResponderExcluir
  10. Cidadão Comum15:03:00

    Penso eu que toda lei deve muito bem regulamentada. Está mais que na hora de alguém convocar, isenta e não apaixonadamente , um plano diretor sério e uma revisão no sentido de regulamentar a lei de uso do solo de São Sebastião. Lei muito casuista ao meu ver , pois chega ao absurdo de isentar algumas ruas do município de recuos obrigatórios, ou seja excessões que servem a políticos oportunistas.
    Com relação a Torre de caixa d'agua, por exemplo, que diferença faz se é isolada ou parte da construção, desde que seja de uso exclusivo para caixa d'agua. Até porque essa elevação, tecnicamente tem como objetivo aumentar a coluna d'agua e consequentemente aumentar a pressão de agua para atender um WC do pavimento superior. Essa discusão é a menor das questões envolvidas nessa problemática toda.

    Grato

    ResponderExcluir
  11. Anônimo16:09:00

    Tudo MEU ... Agora chegou a vez destes falarem isto... amanhã serão outros que dirão .... cada
    uma que chega lá dirá Tudo MEU...

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog(i)licitações exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.