sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Escavando o propinoduto: terraplenagem no hospital


O terreno onde se pretende construir o futuro Hospital de Boiçucanga é plano e em desnível de sessenta e cinco centímetros em relação Av Walkir Vergani (cota 0,00) e tem área de 3.656,29m²; a concepção do projeto prevê o subsolo implantado na cota -2,00, ou seja, haverá necessidade de escavação de 1,35m em praticamente 70% do terreno (2.560,0m²) para atingir-se este patamar inferior.
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A Secretaria de Habitação e Planejamento ciente deste fato, planilhou estes serviços como escavação mecanizada, proteção de taludes com construção de bermas e plantio de grama além de remover o solo para local externo da obra. Calculou 7.400,00m³ de escavação (R$ 332 mil) e de 11.100,00 m³ de remoção deste material para fora da obra (R$ 526 mil). Dispendeu para este serviço R$ 860.965,00.
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Mais roubo, mais superfaturamento. O item está majorado em quantitativos e preço; a escavação não poderá ser maior do que 3.456,00m³; a remoção, visto tratar-se de areia e nestes casos adotar-se o coeficiente de empolamento igual a 10%, será no máximo 3.800m³.
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A prefeitura já vem fazendo o trabalho da empreiteira que ganhará a concorrência e retira areia faz tempo. Com isso, estamos numa cota mais baixa e consequentemente menos escavação e remoção. A “fantástica” divisão de Orçamentos/Departamento de Planejamento/Secretaria de Planejamento/Prefeitura Municipal determinou o custo de escavação mecanizada em R$ 44,88/m³ e a remoção de solo em R$ 47,35/m³.
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A tabela da Prefeitura de São Paulo/EDIF em seu item 01.01.09 - Transporte de entulho/terra por caminhão a partir de 1km remunera em R$ 0,98 x m³ x km; noutro item, 01.03.03 - Corte e carregamento para bota fora inclusive transporte até 1 km  é remunerado em R$ 9,96/m³. A diferença é brutal.  Façamos uma pequena conta de multiplicação. Transportemos esta areia retirada por 20km. Adotando os itens inflados do “Gordo” ,“Pudim” ou simplesmente Massa, gastaríamos R$ 291.264,00. Adotando os itens levantados “in loco” apenas R$ 108.901,76. São quase 700% de ganância pura. É muita areia para o caminhãozinho deles.
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Fotos de vistoria, feita em 7 de julho de 2011
Um milhão de reais superfaturados apenas no primeiro item! Para que bolsos iriam? E tem mais, muito mais. O município não merece tanta incompetência e gatunagem.

7 comentários:

  1. marcondes07:14:00

    tem que pegar essa corja que esta no poder na prefeitura,amarrar eles no coreto,chamar a população e baterem neles com gato morto até o gato morto miar,incluem tambem a maioria absoluta dos vereadores

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  2. Ana Maria08:19:00

    Absurdos e mais absurdos. Até quando a população deverá esperar para que seja tomada alguma atitude contra este esquema de corrupção? Será que devermos promover uma panelaço contra os desmandos deste desmiolado prefeito e seus secretários corruptos? Fora curriola de bandidos.

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  3. Sebastião08:50:00

    Discordo do blog. A população votou num hipócrita associado a diversos cidadãos necessitados financeiramente (massa, urandy, gerson, bilotes e outros mais) e não podia dar outra coisa. Olhem para o resultado. Todos eles felizes, com carros novos, reformando casa, piscina, comprando muitas TVS LED´s, motos. Uma beleza. A população, o município? Que se exploda.

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  4. Servidor municipal12:52:00

    Trabalhei com o bloguista na secretaria, conheço e sei de seu conhecimento em relação a planilhas orçamentárias e maracutaias em obras públicas. Cansou de relatar isso por aqui. Então pergunto: o total da nossa planilha da obra para o item 1 (preliminares)era de R$1.172.569,51 e nesta postagem é relatado que houve um milhão de superfaturamento para futuro desvio. Isso representa mais de 85%. É possível? Agradeço que me esclareçam.

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  5. Blog (I)Licitações10:26:00

    Prezado Servidor:
    É possível e pior ainda; neste item especificamente foram colocados serviços e insumos que fazem parte da composição do BDI como por exemplo a ART da obra e mobilização de pessoal e equipamentos. Estamos pagando duas vezes estes itens e isto é ilegal. O tapume pago por R$ 63,51 é outro item superfaturado. O FDE (item 16.06.062) paga para este serviço menos da metade, ou seja, R$ 28,99/m. Sob estes parâmetros o custo deste item seria próximo a R$ 142.210,00 muito diferente dos R$ 1.172.569,51 “planejados” pela administração. Qualquer dúvida entre em contato via e-mail que poderemos detalhar melhor.

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  6. Anônimo20:37:00

    Demolição sem ter o que demolir. Escavação a mais. Retirada de muito mai areia que existente. Que merda é esta. Não tem profissional capaz nessa administração de ladrões? Cambada de fdp.

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  7. A planilha tem problemas, nao sei, nao a vi completamente. Mas o que tenho visto em planilhas aqui do litoral sao exageros em alguns itens e falta de varios em outros.
    Tive problemas do tipo 3000m2 de telhado e 600m de ripa para o mesmo.
    falta de tubulação em hidraulica.
    Creio melhor avaliar a obra como um todo. Existe um erro de conceito em falar que o empolamento sao 10% por ser areia, na verdade vemos nas fotos que o terreno é argilo arenoso, mas arenoso nao, pois tem um leve corte,e sabemos que areia trabalha por atrito e nao coesao, assim este corte poderia comprometer a rua, assim sei que nao e arenoso e sim no maximo uma mistura.
    Recentememte calculei uma estrutura que usaria metade do concreto da planilha, contudo a planilha nao daria nem de perto para executar a obra. resultado cancla a licitação.

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