quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DÉJÀ VÉCU

A pressa é inimiga da perfeição. A falta de memória tambem. Já presenciamos o fato em 2003, com  a aprovação de duas alterações na Lei de Uso do Solo em regime de urgência provocando muita polêmica na cidade. O Tribunal de Justiça considerou inconstitucionais as leis 38 e 39/2003 originárias de projetos de lei complementares do vereador Marcos Leopoldino, julgando procedente a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado.
Na ação judicial, a Procuradoria da Justiça relatou que a Constituição do Estado “assegura a participação das entidades comunitárias nos assuntos que sejam concernentes, paralelamente à preservação e recuperação do meio ambiente urbano e cultural; criação e manutenção de áreas de especial interesse histórico, urbanístico, ambiental, turístico e de utilização pública”.
Em 2006 mais pataquadas, desta feita promovida pelo atual presidente do Legislativo, o vereador Luiz Antonio de Santana Barroso, o Coringa;  queria por que queria  alterar dispositivos da Lei 225/78, que trata do Uso e Ocupação do Solo, “incluindo a permissão de uso C2, na Zona 2, na avenida Guarda Mor Lobo Viana” conforme artigo 1º do projeto. A lei casuística beneficiava um único empresário que queria construir um supermercado e o nosso nobre vereador, imbuído de interesses de competitividade de mercado, achava que seria bom para a cidade ter outro estabelecimento deste gênero.
Agora foi a vez de nosso prefeito, que dia após dia, promove uma pequena ilegalidade em nosso município, promover mais uma; em sua ânsia e pressa de aprovar a lei complementar 21/2010 para adequar um projeto mal feito, mudando recuos mínimos, altura e taxas de ocupação, esqueceu-se da participação popular. O promotor de Justiça do município, Bruno Márcio de Azevedo, quando da aberração proposta pelo Coringa, beneficiando o proprietário do supermercado, assim se posicionou:  “Este tipo de lei é casuística, é feita para beneficiar um ou outro projeto apenas. Ao contrário, o que nós sustentamos é que matérias como esta, sobre a ordenação do solo urbano, exigem critérios técnicos e planejamento urbanístico, além de participação popular”.

Mas então se o Ministério Público assim se posiciona, porque se omite? A população não tem culpa de administradores incompetentes que desconhecem o óbvio. Para projetar-se qualquer coisa é imprescindível estar com as leis locais em mãos e que tais determinações sejam obedecidas. Se o "projetista" ocupou mais área do que podia, desobedeceu recuos e construiu área maior do que o permitido é motivo para o não pagamento dos serviços e rescisão contratual. Ou será que está sendo aproveitado projeto de outra "praça" em área de terreno maior? Se a administração promoveu a desapropriação de local inadequado, com área insuficiente demonstra sua ignorância e da mesma forma deverá ser responsabilizado.
A carta na manga, o coringa, não deve e não pode ser utilizado em desacordo com a nossa Constituição Estadual e a bel prazer de "atropeladores de leis". Independentemente do prefeito Ernane e seus subordinados terem uma visão caolha da lei e uma interpretação bastante “sui generis” destas (como acessibilidade, altura de edificações, construção de três pavimentos, direcionamento de obras e licitações, superfaturamento e falta de fiscalização) não devemos nos calar e aceitar suas irregularidades.

Por onde andarão aquelas instituições comnbativas de outrora. ADEF, Federação Pró-Costa, Facenorte? E o Comdurb?

8 comentários:

  1. Renato08:36:00

    O projeto foi trazido por pessoal ligado ao sr Massa; precisavam mostrar um hospital para o pacote de obras que não aconteceu do ano passado. Estava claro que o que colocaram no papel não cabia no terreno. Agora é necessária a mudança da lei de forma casuística para o projeto caber dentro do terreno desapropriado. Como o bloguista falou, aqui tudo acontece ao contrário. Começando pelos incompetentes nomeados apenas para receber benefícios e trambiqueiros negociando facilidades nas barbas do prefeito cego. Mas não devemos nos preocupar, outro "pacote" está para vir, outros projetos mirabolantes aparecerão.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:50:00

    O termo déjà vécu, normalmente utilizado como "já visto" ou "já vivido assim" vem bem a calhar na fase hipócrita do prefeito. Prometeu muito, não fez nada e insiste em medidas casuísticas. Está em franco processo de "Juanização".

    ResponderExcluir
  3. Frustrado09:12:00

    Parabéns pela postagem, o Sr. Manoel Corte foi muito feliz em suas colocações, reforçando o que ele disse também pergunto: Onde estão as instituições fiscalizadoras? será todas elas têm algum tipo de envolvimento com a administração verde? Câmara Municipal uma vergonha. MP uma decepção. Orgãos ambientais todas falidas. Resumindo: O povo está abandonado e os políticos cada vez mais felizes com todas essa impassividade.

    ResponderExcluir
  4. Adeilson09:12:00

    Engrosso o coro do bloguista na colocação:
    " Por onde andarão aquelas instituições combativas de outrora. ADEF, Federação Pró-Costa Atlântica, Facenorte? E o Condurb? " e acrescento a OAB, o M.P (ACHO QUE DEVÍAMOS LANÇAR UMA CAMPANHA; "CADÊ O M.P."?).

    ResponderExcluir
  5. Eduardo09:26:00

    Além das sentidas ausências relatadas pelo bloguista no combate à vergonha verde instalada em São Sebastião, também sinto a falta do Dr. Luiz Tadeu, que nem em seu blog posta (quase errei a grafia para um nome mais coerente com a atual fase dele)mais sobre as enormes irregularidades presentes no município, preferindo agora fingir que esse "desgoverno" não existe e já falando em um futuro governo, como se essa m... que aí está acabasse no fim do ano. Não, senhores, são mais dois anos de penúria para o comércio, penúria para as crianças das escolas (que estão com suas merendas racionadas), penúria aos usuários do sistema de saúde (sem médicos e sem remédios), penúria para os cidadãos mais humildes que precisam dos programas de assistência social sérios e eficientes (não do atendimento feito somente aos cupinchas de vereadores), penúria para os esportistas (sem nenhum evento e nem uma organização de apoio), penúria para os jovens (já que foram fechados todos os cursos profissionalizantes), penúria para nossa Mata atlântica que nunca foi tão invadida como agora, enfim, penúria para toda uma cidade indignada e, infelizmente, quieta.

    ResponderExcluir
  6. Senhores, estamos esquecendo de um outro insituto muito importante que está quieto ou teve sua boca calada, é a Imprensa de São Sebastião, em especial o tal do Imprensa Livre, que aliás deveria ter vergonha de ainda ostentar esse nome, porque de livre não tem nada, completamente comprometido com a atual administração, dependente financeiramente não cumpre seu papel de fiel informar o que acontece na cidade, é uma pena.

    ResponderExcluir
  7. Maurícinho10:07:00

    Senhor "Eu", um "passarinho" me contou que a toda hora é um entra e sai constante do Sr. Cláudio Milito(diretor do Imprensa Livre) da sala do Sr. Urandy (aquele que parece o Tim Maia)sendo que isso acontece quando aparece qualquer "coisinha" no jornal que desagrada a administração, e dizem que o teor da conversa é ssempre o mesmo; "ou fala bem e não mostra as cagadas" ou paramos de enviar as imensas e inúmeras publicações que enviamos quase diariamente - que é o que sustenta o jornal - . Diante de tantos "argumento$$$$", o Imprensa Livre virou mais um Expressão Caiçara, com a diferença que não precisa pagar para o Gerson (aquele da Mitsubhisi preta na Topolandia e parceiro do Ernaninho) para distribuir e nem pagar para "limpar" caixas de água das escolas.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo15:53:00

    Alguém já ouviu falar no programa social da prefeitura??? o bolsa ""cala boca"", então pode ser o motivo pra tanto silêncio e apatia !!!!!!

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog(i)licitações exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.