O PROBLEMA SEGUNDO ERNANE É A LEI QUE SÓ PERMITE 9M DE ALTURA. A SOLUÇÃO SEGUNDO ERNANE É CAVAR E DESCER O NIVEL DO TERRENO. |
O prefeito Ernane abriu o jogo. Quer institucionalizar o ilegal. Propõe a legalização do terceiro andar em nossa cidade. Seu secretário de habitação, demonstrando a falta de conhecimento algébrico diz que a altura máxima da construção continuará a ser de nove metros. É improvável; três andares somarão entre 8,70m a 9,0m, com um pé-direito normal (2,80m) e dependendo da espessura da laje, revestimentos, etc. As edificações do Massa (nosso ilustre secretário) não terão telhado e tampouco reservatório de água, mas as normais, convencionais, precisarão de um telhado e uma caixa d´água que elevará folgadamente até doze metros o gabarito destas casas.
Este é exatamente o cerne da questão divulgado na mídia (exceto pelo Imprensa Livre); a ocorrência de gabarito superior ao permitido. Parece-me estar faltando um bocado de bom senso nesta pretensão.
Além desta maquiavélica afronta ao que a população deseja como gabarito em nossa cidade, o prefeito quer perpetuar o erro e ensina aos futuros infratores como fazer uma construção com gabarito acima de nove metros. O procedimento sugerido já é utilizado por aqueles que insistem em construir de forma irregular, desrespeitando nossas leis e acobertados por quem deveria fiscalizar e punir. É só cavar o terreno diz nosso incauto mandatário, referindo-se a construção do hospital de Boiçucanga, e por analogia para toda e qualquer construção a ser edificada em nosso município.
Não pode prefeito. Precisa se reciclar, ler a Lei de Uso e Ocupação do Solo da Costa Sul (Lei 561/87) e parar de falar tantos despautérios. Não fica bem o chefe do executivo mostrar o caminho da ilegalidade. Sua obrigação é punir estes irresponsáveis, não mostrar como fazer para adequar o gabarito ao terreno. O artigo 51 desta lei diz que a altura máxima das edificações, em qualquer zona de uso da Costa Sul do Município, não poderá exceder a 9m (nove metros), medidos no ponto mais alto da cobertura ao nível original do terreno.