domingo, 9 de janeiro de 2011

Indícios de irregularidade e ilegalidade


Existem fortes indícios de que a Municipalidade realizou um procedimento licitatório sem os devidos documentos que possibilitassem a realização das obras da “Construção e Urbanização da Área do Aterro na Rua da Praia Fase II”.

A área está localizada em área de domínio da União e é constituída por terreno de marinha e praia marítima conforme disposto no artigo 20º da Constituição Federal; a outorga de autorização para execução de obras ou serviços de qualquer natureza, nestas áreas, é de competência da Secretaria do Patrimônio da União, conforme disposto na Lei nº 9636/98.

Quando da primeira fase desta obra, executada pelo ex-prefeito Juan, os mesmos vícios licitatórios ocorreram e posteriormente foram condenados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; naquela época o cidadão Ernane, “opositor atuante” não impediu nada. Preferiu fechar os olhos e boca para não “atrapalhar” a construção de uma obra cara  e irregular, mas ser entregue para a população. Ainda que superfaturada. Deixou fazer para questionar na Justiça depois. Não o fez ao término e tampouco quando administrador do município. E também pudera, não há qualquer moral para fazê-lo.

Já o candidato Ernane, lutando para eleger-se, via diversas irregularidades como esta que deveriam ser combatidas, como por exemplo, na Reurbanização da Praça do Arrastão, obra superfaturada a olhos vistos, muito comentada na época e em comícios, que teve determinação da Secretaria do Patrimônio da União – SPU, pela Gerência do Patrimônio da União – GRPU/SP, através do Ofício nº 544 GRPU/SP, atendendo o que determinado nos termos do art. 6º do Decreto-Lei 2398/87, a imediata paralisação das obras e reconstituição da situação original.

Nada fez por este caso também, apenas retirou deck de madeira, que segundo informações motivado pelo estado precário do mesmo e possíveis acidentes com os frequentadores daquela praia. A obra ainda estava (e está) em garantia contratual. Mas.....

Os indícios de que não há aprovação formal da execução da obra são fortes, mas em contrapartida existe a constatação de que a prefeitura não possui a concessão de posse daquela área. Está em andamento o processo de cessão e o próprio SPU dá como de fato a posse para nosso município. São formalidades legais que devem ser cumpridas. Assim sendo, sem muita chance de erro, o SPU não poderia aprovar uma obra sobre uma área que não nos pertence de fato, sendo bastante provável a sua não autorização.

Aqui cabe uma propositura para nossos nobres vereadores; modifiquem a lei 1248/98 que dispões sobre a obrigatoriedade de colocação de placas em obras e serviços públicos, no seu artigo 3º; adicionem a obrigatoriedade de colocação do número do processo aprovado no SPU, DPRN, CETESB e outros mais.

Desta forma, não ocorreriam estes erros e os “opositores de plantão” não precisariam se desculpar e “preocupar” em entrar na Justiça para impedir a obra por receio do povo não tê-la para usar.

15 comentários:

  1. Anônimo14:34:00

    O prefeito sofre de distúrbio crônico. Mente sem qualquer pudor; diz que não verticaliza, que não superatura, que a prefeitura trabalha e produz, que a altura de quinze metros é determinação da ANAC e daí pra frente. Diz que a obra tem autorização do SPU e não é verdade. Podemos confiar neste prefeito? Com certeza não.

    ResponderExcluir
  2. George09:24:00

    Então tá, esse papo já está ficando meio chato; que o Ernane e seu grupo são icompetentes, mentirosos, esbanjadores de dinheiro público e outros adjetivos mais todo mundo já sabe. E aí? ficamos somente nos comentários? Isso está parecendo o tempo das "falações" descrito em uma das passagens de 1984 do George Orwel. M.P. cadê você, foi pro mar???

    ResponderExcluir
  3. O problema não é mais a incompetência deste prefeito; é a sua indiferença em dizer qualquer coisa e tudo bem. Hoje em resposta relatada no Jornal da Morada para o vereador Reis disse que desde 1993 não se constrói uma casa popular no município e que está providenciando cinquenta casas populares em processo licitatório.
    Em 2007, através do Governo do Estado de São Paulo foram construídas trinta casas na Vila Tropicanga.
    Diz que é difícil encontrar áreas livres tituladas para aquisição e ainda o problema da lei de uso e ocupação do solo. Um peso duas medidas.
    Quando interessa deapropria terreno pé na areia e tenta burlar a lei determinando mudança na taxa de ocupação, gabarito etc.
    O negócio é pedir para a população interessada em possuir uma moradia popular que procure a área; o pessoal não tem "tempo" e "interesse".

    ResponderExcluir
  4. Octávio15:05:00

    Pelo número decrescente de participações no blog, percebe-se a falta de interesse que o presente assunto retrata. ENCHEU!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo15:56:00

    Não encheu não é preciso mostrar o quanto o ERNANE É MENTIROSO, a cidade precisa saber, nunca é demais.

    ResponderExcluir
  6. Octávio17:28:00

    PQP, quem não sabe "ainda" que o cabloco é mentiroso e imcompetente não mora aqui ou é ceguinho, ceguinho. Vamos para outro assunto mais interessante, como por exemplo aonde está indo o dinheiro da cidade (que não é pouco) que não vemos nada ser feito, e o que é pior, nada sendo conservado??? É ISSO!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21:18:00

    O cerne do problema não são as mentiras do Ernane, visto que não consegue dizer duas afirmações sem uma ser falsa. O fato é que não devemos ser coniventes com as irregularidades nas licitações e consequente sumiçõ de dinheiro. O comentarista acima diz que o importante e saber para onde está indo o dinheiro da cidade. Fácil, para os parceiros do prefeito. Esta obra em particular tem fortíssimos indícios de direcionamento para a a única empresa habilitada, sem qualquer fornecimento dos projetos necessários (segundo o Observatório Social de São Sebastião e deste blog) e a prefeitura e ninguem sabe de fato quanto custará a obra, ou seja, poderá custar até 25% a mais do que previsto, algo em torno de dois milhões.
    Então Otávio, já percebeu o quanto é importante que nós cidadãos fiquemos de prontidão? Precisariamos que os vereadores fizessem essa parte mas não a fazem e parecem coniventes com o desvio.

    ResponderExcluir
  8. Octávio11:26:00

    Sr. anônimo, se o sr. prestar um pouquinho mais de atenção em minha mensagem, e interpretá-la, verá que estamos querendo a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  9. Questão matemática:
    se o orçamento de São Sebastião se mantem quase sempre em um mesmo patamar nos últimos 6 anos (aumentando sempre, por sinal) queria que alguém me respondesse por que a cidade com o Dr. Juan (gostar dele é outra história) vivia, a olhos nus, uma fase de muitos investimentos e parecia que a cidade estava se levantantando novamente depois de anos de paralização e agora com o mesmo dinheiro a cidade está essa merda que está; com todo mundo reclamando. Queria que alguém respondesse quanto se gastava com coleta de lixo, hospital, folha de pagamento dos funcionários, cargos comissionados,empresa de transporte e etc., e quanto se gasta agora com esses mesmos itens, para podermos ter uma idéia do "custo São Sebastião" agora, pois parece que o dinheiro com o Dr. Juan dava pra fazer um monte de coisa e agora com o mesmo dinheiro não dá para fazer nada, é sempre a mesma desculpa; não tem dinheiro. Porque é que tinha e agora não tem??? Tá vazando pelo "ladrão"???

    ResponderExcluir
  10. Um utopista14:08:00

    Falta neste prefeito capacidade administrativa. Eu particularmente não sou fã do Juan mas é incontestável sua rapidez de raciocínio e bom administrador. Roubou muito, muito dinheiro foi desviado, neste blog foram mostrados inúmeros casos e aqui mesmo foi dito que poderíamos ter o triplo de obras com o dinheiro gasto. O Ernane veio com o discurso de honesto, rever os contratos de lixo e administração hospitalar e o que fez? Aliou-se a ECOPAV, deu-lhe obras civis como o recanto Bartira, rampa de trasbordo e outras que estão simplesmente camufladas. Contratou o Instituto SOLLUS, desviaram juntos vinte e quatro milhões e diz que apopulação ainda sentirá falta da SOLLUS. Compôs-se com todos os velhos empreiteiros do Juan, aqueles que dizia ser necessário expurgar da cidade, deixou todos tranquilos (o prefeito precisa explicar o porque disto) e ainda está dando obras para todos, sem exceção. Então Prado o motivo da falta de obras está explicado, é muito roubo, muita falcatrua e poucos resultados. Com o Juan tanta ou mais falcatrua e roubo, com a diferença que os resultados apareciam. Exisitram muitas obras com problema e foram relatadas pelo próprio prefeito na Câmara em resposta a solicitação de um vereador. O interessante é que nada acontece. Só a repetição da mesma ladainha, dizendo que as obras do Juan foram recuperadas e ainda está fazendo as suas. Mente com um cinismo imprecionante e o pior é que não acontece nada com um prefeito mentiroso. Este blog deveria resgatar os vídeos familiares da campanha e constatar que até sua família foi enganada ou então, enganaram-nos junto com o prefeito pinóquio, incompetente e despreparado. A solução não é o retorno do ladrão mor, ou a continuidade do ladrão aprendiz, ou interesseiros e descompromissados com a cidade ou políticos temporões, que seis meses antes se arvoram a parecerem honestos. A solução é a fiscalização plena e o surgimento de mais blogs, jornais independentes. Só assim teremos condição de acompanhar o que é feito com nosso dinheiro e não permitir que ladrões trabalhem dentro da prefeitura, roubando descaradamente e ainda ganhando salário, vale refeição e outros mimos mais.
    Precisamos exigir do responsável por estes atos a resolvê-los e se não tomar qualquer atitude, exigir que os vereadores que foram colocados por nós, o façam através de CEI´s, ou como já aconteceu no passado, que cidadãos que não deveriam jamais exporem-se, assumirem para si a responsabilidade não lhes é devida, mas sob os desmandos de nossos poderes executivo e legislativo, sem opção, assim o fazerem. Então façamos e acabemos com estas barbaridades promovidas por erenanes, massas, urandys e tantos outros mais.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela tentativa da resposta mas continuo não entendendo. Você diz que com o Juan "aparecia os resultados" mas tinha até mais falcatruas e roubos do que agora com o Ernane (???). Alguma coisa não encaixa, a não ser que o Juan seja mágico e fazia as coisas aparecerem do "nada", já que o Ernane rouba e não aparece nada e o outro roubava igual e aparecia um monte de coisa na cidade. É muito dificil de entender essa lógica quando não se tem lado (e isso por aqui é meio dificil) como eu (de verdade).

    ResponderExcluir
  12. Um utopista15:13:00

    Talvez porque hoje só se rouba e se inventa obras inexistentes; talvez porque as poucas existentes tenham desvios excessivos. Neste blog foi dito que na escola do Topo o desvio foi de quatro milhões e no Henrique Botelho foram mais dois. De onze milhões e meio (a somatória das duas contratações) houve seis milhões de superfaturamento (segundo o blog). Então a explicação pode estar aí. Peguemos o lixo, a saúde, a varrição, a pintura dos próprios (doze milhões), as desapropriçãoes e tantas outras saídas de dinheiro talvem expliquem melhor ainda. Mas ententa Prado, sou apenas um utopista, não adivinho. Para entender melhor, veja a quandidade de servidores que não trabalham e so recebem, veja a quandidade de nomeações e veja os cidadãos que nos governam e seu crecimento patrimonial. Talvez aí haja algun indício e pequena pista do porque da falta de dinheiro para investimentos e

    ResponderExcluir
  13. Anônimo17:06:00

    Isso não acontece só em São Sebastião é no Brasil inteiro e tudo isso ocorre no Brasil porque tem uma coisa chamada IMPUNIDADE.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:04:00

    Mudando um pouco o rumo da conversa quero deixar aqui o meu protesto sobre a restrição de comentários que aquele senhor que um dia acreditei ser sério (Luiz Tadeu) colocou no blog dele. Começou a acontecer um monte de comentários de pessoas que perceberam finalmente o quão tendencioso ele é, e a sua indisfarçavel ligação com o grupo que está ai, e ele simplesmente achou um jeitinho de censurar os comentários. Ou vc se cadastra no UOL ou não comenta. Isso que é um exemplo de "democracia". Só me sobra um adjetivo para definir esse "senhor"; hipócrita. Sr. Luiz Tadeu, mude o nome de seu blog de blog livre para imprensa livre, que atualmente dá no mesmo; de livre não tem nada.

    ResponderExcluir
  15. Leitor Livre11:16:00

    Faço uma proposta: que todos boicotem o blog preso do Luiz Tadeu, como noto que praticamente sao os mesmos leitores do Blog Ilicitações que façamos nossos comentários e leituras somente aqui e o Luiz Tadeu que fique com o Blog Preso só pra ele.

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog(i)licitações exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.