segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pesadelo: o problema e a solução segundo Ernane

O PROBLEMA SEGUNDO ERNANE É A LEI QUE SÓ PERMITE 9M DE ALTURA.
A SOLUÇÃO SEGUNDO ERNANE É CAVAR E DESCER O NIVEL DO TERRENO.

O prefeito Ernane abriu o jogo. Quer institucionalizar o ilegal. Propõe a legalização do terceiro andar em nossa cidade. Seu secretário de habitação, demonstrando a falta de conhecimento algébrico diz que a altura máxima da construção continuará a ser de nove metros. É improvável; três andares somarão entre 8,70m a 9,0m, com um pé-direito normal (2,80m)  e dependendo da espessura da laje, revestimentos, etc. As edificações do Massa (nosso ilustre secretário) não terão telhado e tampouco reservatório de água, mas as normais, convencionais, precisarão de um telhado e uma caixa d´água que elevará folgadamente até doze metros o gabarito destas casas.

Este é exatamente o cerne da questão divulgado na mídia (exceto pelo Imprensa Livre); a ocorrência de gabarito superior ao permitido. Parece-me estar faltando um bocado de bom senso nesta pretensão.
Além desta maquiavélica afronta ao que a população deseja como gabarito em nossa cidade, o prefeito quer perpetuar o erro e ensina aos futuros infratores como fazer uma construção com gabarito acima de nove metros. O procedimento sugerido já é utilizado por aqueles que insistem em construir de forma irregular, desrespeitando nossas leis e acobertados por quem deveria fiscalizar e punir. É só cavar o terreno diz nosso incauto mandatário, referindo-se a construção do hospital de Boiçucanga, e por analogia para toda e qualquer construção a ser edificada em nosso município.
Não pode prefeito. Precisa se reciclar, ler a Lei de Uso e Ocupação do Solo da Costa Sul (Lei 561/87) e parar de falar tantos despautérios. Não fica bem o chefe do executivo mostrar o caminho da ilegalidade. Sua obrigação é punir estes irresponsáveis, não mostrar como fazer para adequar o gabarito ao terreno. O artigo 51 desta lei diz que a altura máxima das edificações, em qualquer zona de uso da Costa Sul do Município, não poderá exceder a 9m (nove metros), medidos no ponto mais alto da cobertura ao nível original do terreno.


Retrocedeu na construção do heliponto, reservatório com vinte metros, mas diz precisará alterar a lei em relação a taxa de ocupação, não lembrando-se se será de 60% para 65% ou de 80% para 85%, posicionando estas alterações como mínima. Não é bem assim. Não se recorda, mas vamos relembrá-lo.
A taxa de ocupação atual é 0,5; pretende mudança para 0,6, ou seja, está aumentando 20% a ocupação do terreno.  Quanto ao coeficiente de aproveitamento, relação entre a área construída e a área do terreno, que hoje é de 1,0, sua pretensão é mudar para 1,80, ou seja, será permitida a construção em 80% a mais. É quase o dobro, não são mudanças mínimas e não as achamos pouco desprezíveis.
Alega preocupação por cobranças no futuro, mas são percalços da vida política escolhida; alguns vão cobrá-lo por não ter feito o heliponto, aprovado os puxadinhos. Outros exatamente pelo contrário, mas a grande maioria por ter feito uma administração pífia, sem rumo, sem planejamento e disforme do prometido. Infelizmente só ficarão na cobrança, o estrago já estará concretizado.
Artigo originalmente postado em 30.01.2011, às 12:20

12 comentários:

  1. Era só jogo de cena. O prefeito é favorável a verticalização e principalmente ao que é irregular. Esse projeto para permitir tres pavimentos é uma afronta e demonstra claramente a pessoa que é nosso prefeito. A alteração da lei não deverá ser aceita em qualquer dos casos, seja no terceiro pavimento ou na mudança para a construção do hospital lá na costa sul. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Caiçara14:01:00

    É muito mais simples mudar a lei do que fazer demolir o que infratores milionários construíram a mais. Resolve este problema e de quebra faz um agrado as construtoras e especuladores
    imobiliários .
    Vai aprovar sem a mínima resistência dos vereadores, da mesma forma que aprovou o corredor comercial , e que aprovaria a alteração da lei para construir o hospital com mais altura e pavimentos que o permitido se não tivesse sido forçado a uma segunda Audiência Pública.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16:54:00

    O corredor comercial foi aprovado por discuido. Mas é reversível. Precisamos somar forças, somar propostas e impedir que incompententes mudem o que a população não quer. ESte blog faz parte disso e precismos nos unir e forçar que o mesmo faça sua parte ou seja, aglutinar forças.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17:17:00

    Fico ao mesmo tempo revoltado e deseperado. Se passamos uma carta branca para este despreparado prefeito, secretários que insistem em dizer que o melhor para a cidade é o terceiro andar, de formas diversas, o que podemos fazer? Acho que a definição dos rumos, projetos urbanisticos e muitas outras coisas dependem de anuencia de nós popuação. Então porque não estamos endo convidados ou chamados para deliberar sobre estes assuntos? Terá o prefeito esta carta branca? Os secretários? Os diretores Acho que não, enão por qual razão a sociendade não está sendo chamada? Afinal de conts, quem determina os caminhos de nosss cidade? Ernane? Nem pensar. Massa? Socorro. Um cidadão ue deveira ser preso, fica ponderando situações que sequer tem condições de avalira. Este só pode falar de como burlaor a receita através de dois CPF. Fora isso, já esperar muito deste salafrário. O prefeito coduana com esta irregularidade. Sewrá que sofre da mesma irregularidade? É uma pena, pensei que houvesse alguma mudança. Infelizmente, nada mudou e existe uma realidade indiscutível. Merda por merda, prefiro a primeira. Horrivel pensamento, mas honesto. Se validado friamente, mudemos as moscas e a merda tambem. Não merecemos o retorno de um ladrão competente nem tampouco de aventureiros travestidos de "opção do momento", precisamos de pessoas sérias e descompromissadas com sua convicções financeiras. Necessitamos de pessoas íntegras, honestas e sem apego e a cargos e tampouco a benesses da situação.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:26:00

    O prefeito quer acabar com o mezanino e culpa-o pelas irregularidades. Não precisamos acabar com ele e sim a impunidade dos que o executam disforme do projeto e principalmente os que o aprovam disforme da lei. Isso está ocorrendo há muito tempo e dentro da secretaria de obras. O atual secretário é um dos que projetam estes futuros terceiros andares, camuflados como mezanino. É so lembrar de quando houve determinação gabarito nove metros por parte do Manoel e o que fez para não seguir o que a lei determina. O procurador jurídico e secretário de assuntos jurídicos tambem devem ser ionterpelados pelo prefeito e exigir satisfações e pelo menos uma razão técnica para o "parecer ilegal".

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:10:00

    PREFEITO ERNANE LADRÃO E MENTIROSO.
    FORA.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo07:42:00

    Não sei porque o bloguista se espanta com o incompetente Massa e sua insanidade mental. Ele não sabe somar até tres, consegue até dois. Por isso é que só tirou dois cpfs.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14:13:00

    Bom dia Manoel, primeiro quero te parabenizar pela coragem e atitude que vc está tendo em denunciar essa quadrilha.
    Segundo acho que é um momento muito apropriado para protocolar uma CEI na câmara municipal, na última sessão isso foi ventilado pelo vereador Amilton, assim saberíamos quais os vereadores estão a favor da investigação e quais continuariam a favor da roubalheira.
    O momento é esse estamos com o total apoio da mídia. O que vc acha da idéia?
    Agaurdo retorno.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:02:00

    Pessoal o vereador Amilton protocolou na ~camara municipal um oficio solicitando a abertura de CEI para apurar as roubalheiras na secretaria de obras, vamos nos unir para que os vereadores assinem o pedido de CEI.
    Quem não assinar nós divulgamos os nomes, porque esses estão contra as apurações.
    UNIÃO.

    ResponderExcluir
  10. Sebastião11:21:00

    Tô sabendo que ontem foram protocoladas quatro pedidos de abertura de CEI pelo Manoel, relacionadas a esta bandalheira. O Ernaninho disse que queria tirar a limpo, o Amiltom quer a abertura tambem, o Marcos Tenório idem, PH tambem, então já tem número para essa verificação. Vamos ficar de olho.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:01:00

    Agora vamos ver se é retórica do novo presidente a transparência e trato do dinheiro público e dos vereadores que dizem querer tirar a limpo toda esta coisa louca. Como disse um comentarista, precismos ficar de olho e saber o que realmente querem nossos vereadores. Quero ver se o filho do prefeito tem peito para assinar e instalar uma CEI.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:08:00

    Pessoal o e-mail da PRESIDÊNCIA é arturbalut@terra.com.br
    vamos cobrar a instalação da CEI.
    É nosso direito e dever deles investigar.
    A UNIÃO FAZ A FORÇA

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog(i)licitações exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.