segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Matéria Folha SP - PROPINA LIBERA OBRA ILEGAL NO LITORAL, DIZ EX-DIRETOR

Acusação envolve o diretor de fiscalização de São Sebastião, que nega
Imobiliária afirma que transforma mezanino em terceiro andar com suíte após receber alvará da prefeitura
Reportagem de Ricardo Gallo, São Paulo
Caderno COTIDIADO, 24.01.2011

São Sebastião, onde o metro quadrado é o mais valorizado do litoral de São Paulo, tem um esquema de corrupção para liberar construções irregulares em condomínios de alto padrão, diz um ex-diretor da prefeitura. A legislação local permite no máximo um sobrado dotado de mezanino -pavimento sem acesso para fora da casa que ocupa 40% da área do andar inferior. O esquema está em converter o mezanino em terceiro andar, com cômodo aberto para um terraço, o que amplia o imóvel de modo irregular -e o sujeita a demolição.

Manuel Joaquim Fonseca Corte, diretor da Secretaria Municipal de Obras por oito meses em 2009, disse à Folha que o esquema ocorre com suborno para fiscais e para o diretor da fiscalização da pasta, o engenheiro Ruy Vidal Costa, seu ex-colega. Diante da vista grossa da fiscalização, afirmou, o empreendedor fica livre para fazer o terceiro andar. "A fiscalização é corrupta e o diretor é corrupto", disse. "Se você pagar, se você tiver amigos, hoje você consegue fazer o que quiser. Não posso dizer se é pagar, mas não acredito que alguém coloque o pescoço na forca se não tiver algum troco por fora."



Questionado sobre o motivo de só ter feito a acusação agora, Corte disse que antes poderia prejudicar seu filho, que era funcionário de confiança da prefeitura.

Um fiscal de obras da ativa também relata o esquema. Ele diz que registrou boletim de ocorrência em 2010.

Costa nega a acusação
Embora ilegal, o terceiro andar está escancarado na costa sul da cidade, onde ficam as praias de Juqueí, Boiçucanga, Maresias, Baleia, Camburi e Barequeçaba. Prospectos de empreendimentos de até R$ 4 milhões, às vezes de frente para o mar, apresentam plantas com o pavimento extra travestido de mezanino -e as imobiliárias alardeiam o benefício.

Uma das imobiliárias afirmou à Folha, por e-mail, como funciona à burla à lei: apresenta-se o projeto do imóvel como se fosse o de um sobrado com mezanino. Uma vez obtido o habite-se, instrumento em que a prefeitura atesta que o imóvel foi construído em acordo com as leis, dá-se início à transformação do mezanino em terceiro andar.

A informação foi dada quando a Folha perguntou como o condomínio Terramar Juquehy, com casas de R$ 1,15 milhão a poucos metros da praia, tinha três andares se a lei só autoriza sobrado e mezanino. É quando o fiscal constata a irregularidade que a propina entra, diz o ex-diretor.

INSTITUCIONALIZADO
"Desconheço", disse o secretário de Obras, Pérsio Mendes, ao ser questionado sobre corrupção na fiscalização. Tanto os fiscais como o diretor do setor são subordinados ao secretário. Sobre o terceiro andar, Mendes admitiu tratar-se de algo "totalmente institucionalizado" em São Sebastião.

Segundo ele, fica difícil reverter a obra ilegal quando ela já está consolidada. Cabe à prefeitura aplicar instrumentos para multar o imóvel, embargá-lo e, no limite, ir à Justiça para demoli-lo, diz.

Levantamento da Federação Pró-Costa Atlântica, que reúne associações de bairro da costa sul, aponta cerca de 110 imóveis com terceiro andar na costa sul.

Leia a matéria na íntegra em PDF > Clique aqui
Veja as imagens/reprodução da Matéria > 1 - 2 - 3 - 4

Matéria da Folha de SP, caderno Cotidiano - 24.01.2011

5 comentários:

  1. O mitômano Ernane diz desconhecer qualquer prevaricação e que põe a mão no fogo pelo diretor de fiscalização e fiscais; alem de mentiroso é desligado. A prefeitura (o prrefeito) foi notificada pelo Ministério Público em 21/12/2010, Ofício 1836/2010 para se manifestar sobre denúncia de prevaricação em construção de tres pavimentos e emissão de HABITE-SE no Bairro São Francisco. Terá pego a doença do Lula. Não sei de nada, não é comigo?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:27:00

    O Arq Pérsio, como Secretário de Obras, afirma que o terceiro andar está institucionalizado, mas não poderia. A fiscalização está alí para isso e tem carros e motoristas para fazer o que lhe compete: ficalizar. Se houvesse interesse em fiscalizar não haveria o que demolir e se houvesse vontade de fato o projeto destes condomínios de alto padrão sequer seriam aprovados. Mudam-se as moscas, mas...

    ResponderExcluir
  3. um Caiçara12:02:00

    tomar como base 110 construções criminosas com 3 andares pra dizer que está institucionalizado e propor refletir sobre isto pra alterar a lei ..argh ..
    Que se faça cumprir a lei-
    DEMOLIÇÃO JÁ !!!!!
    Acione-se os incorporadores ,quem fez projeto, quem assinou como responsável por estas obras , quem tramitou estas aprovações na prefeitura..
    vai constatar que nunca se construiu tantos terceiros e até quarto andares qto na gestão anterior - foi campeã também nisto.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:16:00

    Sr. Manoel.
    A título de informação quanto a roubalheira na Secretaria de Obras, na fiscalização, envolvendo o Sr. Ruy Vidal que ganhou o carro do Sr. Rolando Zani dono do hotel de juquey.
    O advogado do Sr. Rolando Zani que intermediou o acordo efetuado na justiça com a prefeitura que evitou a demolição do hotel foi o Dr. Eduardo Hipólito que hojé é Secretário de meio Ambiente, será mera coincidência ou se trata de uma quadrilha feroz atuando em nosso município.
    Essa informação é muito importante sair na Folha de São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. lilian16:03:00

    Muitas coisas estão institucionalizadas nesta cidade além do 3º pavimento, a corrupção, a roubalheira, a falta de honra e vergonha dessa
    verdadeira quadrilha que se instalou no paço municipal.
    Nem ao menos se envergonham de suas atitudes, desmentem o óbvio e tá tudo certo.
    Alguém lembra do slogam da campanha do Ernane?
    Uma cidade em mãos limpas, PATAQUADA MESMO !!!

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog(i)licitações exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.